Sobre

Quem escreve?

Blog sobre filmes cult

Sou Tulio, tenho 27 anos, atualmente moro no Brasil. Sou formando em Museologia, na Universidade Federal de Minas Gerais. Meu interesse por cinema começou pela oportunidade que o curso está me dando em trabalhar com as noções de patrimônio, história, memória, o simbólico, entre outros conceitos ligados a cultura de forma geral. Através da minha vivencia acadêmica me interessei pelo patrimônio cinematográfico e acabei me direcionando ao campo das artes dentro desse contexto.

Foram os filmes chamados “Cult” que me chamaram mais a atenção nesse sentido. Seja por seu valor cultural intrínseco, seja por suas diversas linguagens e abordagens. Procuro atualmente também conversar com a filosofia e sociologia dentro da perspectiva cinematográfica. Por isso também, hoje penso o cinema como uma forma fundamental do fazer artístico, que foi inclusive, um dos motivos que me levou a pensar o blog. Sobre minhas competências, inicialmente acho que sem uma formação adequada ao tecnicismo cinematográfico, meu objetivo com esse projeto está mais ligado as questões de sentido e representatividade, além de claro estabelecer um contato constante com a crítica teórica entre diversas áreas e o cinema.

Meu objetivo final é sempre me aperfeiçoar e trazer cada vez mais conteúdo de qualidade com base teórica. Dando os devidos créditos a fim de expandir cada vez mais a rede de conhecimento cinematográfico.

Alguns livros básicos que uso e indico:

-História do Cinema de Mark Cousins

-História do Cinema Mundial, organização de Fernando Mascarello

-O Cinema, ensaios de André Bazin

-O que é cinema? de André Bazin

O Blog

Blog sobre filmes cult

Antes de qualquer coisa, criei este espaço para o meu aprendizado pessoal. Mas considero importantíssima a disseminação do conhecimento e compartilhamento de idéias. Portanto, tal blog se destina a pessoas que assim como eu tem interesse em aprender mais sobre o cinema. Minha idéia até agora é estar voltado mais para o público universitário, ou até mesmo leigos curiosos ou aqueles que estão em processo de pesquisas no campo, ou apenas aos cinéfilos em busca de novidades.

     Conteúdo

Blog sobre filmes cultMinha trajetória de filmes sempre foram os thrillers psicológicos, suspense e dramas. Mas estou variando bastante e descobrindo coisas novas também. Dentro disso, o blog oferece dicas de filmes nacionais ou internacionais, com foco nos Clássicos, Indie ou “Undergounds”. Outras mídias como jogos e musica, além de outras formas de arte, às vezes aparecerão aqui. Tenho planos de expansão do blog e novidades, mas que o tempo e experiência de blog me darão.

 Ajude o blog

Colabore comentando e participando do blog. Críticas construtivas também sempre são bem vindas, além de claro, dicas e trocas de experiência. Sejam bem vindos!