Sobre

Sobre o autor

Blog sobre filmes cultAqui quem fala é Tulio Cross, tenho 27 anos e estou terminando minha graduação em Museologia na Universidade Federal de Minas gerais. Para quem não sabe, no curso estudamos museus, e várias instituições culturais, galerias de arte além de pensar o campo cultural em geral. Mas foi depois que entrei contato com a história da arte que comecei a ter olhos pro campo do cinema. Aos 15 comecei a me interessar por filmes Neo Noir, Ficção Cientifica e Thrillers psicológicos, mas não tinha ideia do que estava acontecendo ainda, pra min era tudo filme “futurista”. Alguns dos meus diretores favoritos são Roman Polanski, David Cronemberg, David Ficnher, Stanley Kubrick, Thomas Vinteberg e sou fã assumido de Nicolas Winding Refn. Notei que existia necessidade de discutir o que assistia na tela. E descobri também que os filmes cult não morrem quando acabam, pelo contrário, eles só começam. A história dos anos 60, movimentos contra cultura e problematizações sociais me fizeram interessar ainda mais pelo cinema undeground e me aprofundar nas técnicas e conceitos utilizados. A criação do blog venho então da vontade de aprender e compartilhar informações do vasto mundo que é o cinema.

Sobre o Blog

Blog sobre filmes cult

Ao pensar o blog voltado para o mundo do cinema, vi que era impossível falar apenas de filmes já que eles também conversam com outras formas de arte. Então periodicamente falo aqui sobre livros e outros artistas que influenciam na cultura cinematográfica e vice versa. Apesar do foco do blog ser para falar sobre a sétima arte, alguns livros e games clássicos também valem a pena serem analisados. Além de resenhar alguma bibliografia didática sobre cinema para os mais interessados.

     Objetivos do Blog

Blog sobre filmes cultO universocult.com tem como principal objetivo difundir e reunir em só lugar fãs e afins do cinema cult internacional. Além de também trazer informações e noticias de principais premiações como o Festival de Cannes e Oscar. Também discutir e criticar outras formas de expressões artísticas e trazer sempre novidades de diversos tipos. No futuro pretendo expandir este espaço com uma cinematografia de cineastas e muito mais.