Por que você deve ver filmes cult?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

 Filmes cult e a relevância que podem ter em sua vida

A cada novo filme aquela expectativa: será que emplaca? Sabemos que muitos filmes não vivem só de entretenimento, eles vão bem além disso. A vertente de filmes que muitas vezes foge a forma  “hollywoodiana” de fazer filmes podem nos ajudar a entender mais o mundo dos personagens e até de seus produtores. Portanto, neste post irei enfatizar 3 elementos fundamentais que podem te animar a procurar as produções que recebem a alcunha de cult . São eles a Informação, a Técnica e a Criatividade. (Se ainda tem dúvida do que são filmes cult clique aqui)

Informação

Após a Segunda Guerra Mundial os países desenvolvidos adotaram em suas escolas métodos desenvolvidos de difusão de informação, além do alto aumento nos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado no mundo das pesquisas. A internet ajudou ainda mais expandir o contexto informacional tanto de forma didática, como no meio do entretenimento. E é aqui que entra o cinema crítico, com produções de filmes que tem como objetivo não apenas divertir, mas também denunciardiscutir, criticar e refletir a respeito de vários temas, muitos deles, sociais inclusive. Por isso muitos filmes ficaram conhecidos por tratar de temas polêmicos e muito a frente de sua época. E até mesmo se tornaram os tão famosos cult que gostamos hoje. Diversas vezes professores usam filmes para ajudar em sua didática, por exemplo em aulas de história, quem nunca?

Filmes cult

“O Gabinete do Dr. Caligari” (1919), exuberante filme alemão que fez uma crítica social pré primeira guerra mundial reconhecida até hoje!

Técnica

A técnica cinematográfica a pode envolver diversas áreas, como a direção, fotografia, iluminação, figurino e outras artes dependendo do seu tema. Se você tem interesse ou já atua na área de cultura, entretenimento etc, é de suma importância que você passe a acompanhar produções que ficaram marcadas em sua época. Tais obras sobreviveram justamente por revolucionar tecnicamente seus filmes e o mundo do cinema.

O polêmico “Nascer de uma Nação” (1915) de D. W. Gritth e seu inovador uso da câmera

Criatividade

A criatividade é outro ingrediente que faz de um filme, um filme memorável, um cult. Mas o que vai destacar uma obra é sua criatividade . Além disso uma produção cinematográfica, também reúne grandes escritores e artistas de outras áreas para ajudar a compor a estética e conteúdo do filme. E para você que precisa criar, seja lá o que for. Um filme cult pode te ajudar a expandir as idéias.

“Duplo” (2015) de Richard Ayoade, incrível adaptação de Fiódor Dostoiésviski e a duplicação de personalidade para contar uma história

Muitas vezes temos bloqueio criativo sobre um determinado tema que precisamos escrever, e muitas vezes eu pessoalmente recorro aos filmes cult, por quê? Se você gosta de coisas complexas como eu, sabe que ser original hoje em dia é bem difícil, e muitas vezes um filme cult pode nos inspirar a criar algo por um viés pouco pensado. Seja pela filosofia envolvida ou a forma de abordagem vale a pena consultar um filme cult na hora do bloqueio, além de depois de assisti-lo pesquisar sobre ele e descobrir um emaranhado de referências e conceitos novos ao seu arsenal, o quê acha?

Filmes cult

“O Silêncio dos Inocentes” (1991) e a incrível história de um psiquiatra psicopata

Além do tempo

Não é todo dia que temos um “Laranja Mecânica” (1971) saindo não é mesmo? Por isso é tão importante para o cinema os filmes cult, eles servem como aparato de referencia e inspiração para novos cineastas produzirem um produto de qualidade. Partindo dessa premissa, os filmes cult também tem como uma de suas funções prestigiar o passado e preservar a memória de produções que marcaram gerações. Então que tal escolher um neste final de semana?

Se este post lhe ajudou de alguma forma compartilhe e comente!

Autor

Tulio Cross
Tulio Cross

Formando em Museologia na UFMG. Se interessa pelas relações dos museus e cineclubes como espaços emblemáticos e patrimoniais. Ama filmes clássicos, jogos e música. Atualmente flerta com a Filosofia.


Like
Like Love Haha Wow Sad Angry