5 cantoras Indie para conhecer em 2017!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Procurando novas cantoras Indie? Então você venho no lugar certo

Confesso que sou viciado em artistas indie. Muitas vezes enjoamos momentaneamente de cantores veteranos que já somos fã. Porém eles podem estar naquela fase  “gela descansando sua imagem e ou até mesmo trabalhando em um algum novo álbum. Nesse momento costumo procurar por cantores indie que estão começando agora ou já estão a mais tempo no mercado. Separei cinco nomes que talvez você ainda não conheça, mas que estão estourando lá fora, veja a lista:

 Grimes

Cantoras Indie

Cantora canadense, também muito conhecida por produzir suas músicas. Está tendo destaque internacional por suas melodias que mistura o psicodélico, eletrônico e o bizarro. O onírico e surreal também marcam presença em seu trabalho, sempre enfatizando o subjetivos em suas letras e trazendo um aspecto diferencial na sua musica. Abaixo assista o video de “Dream Fortress“:

Recentemente também fez parceria com a cantora Janelle Monáe com a faixa “Venus”:

Grimes está ficando vez mais famosa e até foi convidada para gravar “Medieval Warfare” faixa que ela fez para a personagem Arlequina pro sound track de Esquadrão Suicida:

A musica já gerou polêmica entre os fãs de Grimes e você deve saber por que, com o sucesso dela aumentando, alguns mais apegados estão fortemente criticando a musica para o filme que não se deu bem na crítica…. Mas as opiniões estão muitas dividas, eu pessoalmente gostei bastante da música, paciência pra quem não gostou. Se quiser saber um pouco mais da cantora fiz um post com um resumão da discografia dela, clique aqui para ver.

Sevdaliza

Cantoras Indie

Sevdaliza é iraniana e atualmente reside nos Estados Unidos. Sua musica me cativou bastante pelo estilo bem alternativo e um pouco bizarro. Quando fui ver seus videos gostei mais ainda, seus videos possuem composições abstratas e sempre ela usa o símbolo do corpo para narrar a sensualidade presente em seu trabalho. Ela também mistura muitas batidas diferentes com uma letra e estilos sombrios. Seu video “Human” fez sucesso no youtube e a cantora agora também possui seus singles no spotify. Ainda não lançou álbum mas está chegando por ai. Alguns videos dela você pode conferir aqui:

Acho esse um dos videos mais marcantes dela. Ela se coloca em uma especie de observatório voyeur coletivo e dança ao meio sendo observada por pessoas em penumbras. Ao ritmo da letra “Eu sou carne, ossos, eu sou pele, alma, eu sou humana” claramente é um pesadelo sobre uma mulher presa pela objetificação dos desejos alheios.

Curiosidades: Acabei achando nesse mundão grande da internet, uma entrevista com ela. Surpreendentemente ela já morou no Brasil e diz que o Rio é um de seus lugares favoritos. Além de comentar um pouco como foi a  experiencia dela em criar as letras e os videos que ela co-dirigiu. Se souber inglês vale a pena ver o que ela tem dizer no link https://vimeo.com/128588342

Banks

Cantoras Indie

Banks é uma  cantora e compositora americana que está fazendo muito sucesso no “meio alternativo” sua musica é bastante inspiradora e possui composições interessantes. Estáe m seu segundo albúm de estúdio “The Altar”A cantora considera seu estilo como um “dark R&B”, além de se inspirar em artistas atuais como Ellie Goulding, The Weekend e a eterna Aaliyah. Além disso é muito comparada aos vocais de Feist e Erika Baduh. Bacharelando em psicologia, os videos da cantora são bem íntimos e com camadas subjetivas e psicológicas. Nem preciso dizer que não falta criatividade nas composições dela, tanto das letras como em seus videos, confira abaixo:

Este video é bem curioso, tenho uma hipótese sobre ele. Banks interpreta três personagens distintas para falar de um relacionamento abusivo, do qual seu parceiro sempre a coloca pra baixo. A mulher amarrada, a que fica na sombra do parceiro, a que está no altar (como ela diz como um cachorro) e temos a própria banks narrando tudo. Quando ela fala de seu parceiro como “passivo agressivo” na letra, matamos a charada.Concorda?

Madeline Juno

Cantoras Indie

A cantora germânica, Madeline Obrigewitsch, conhecida como Madeline Juno, lançou seu primeiro single “Error” em 2013. Em 2014 lança seu álbum de estreia “The Unknown” e ano passado o “Salvation”. Juno tem um som meigo, letras que oscilam entre o dramático e o bucólico, sempre falando algo do seu cotidiano e simplicidade. Esta ficando cada vez mais conhecida aqui no ocidente, também possui musicas gravadas em alemão. Veja a interessante animação feito para a musica “In to the night

Doja Cat

Cantoras Indie

Ami Zandile conhecida artisticamente como Doja Cat, é uma rapper, produtora e compositora americana, de Los Angeles, Califórnia. Seu EP debutante “Purrr!” em 2014 chamou atenção e desde então a cantora vem lançando singles novos. Ainda não possui álbum que deve estar em fase de produção. Suas letras sempre são provocantes e polemicas. Veja o video de “So High” video que mistura elementos Hindu e uma vibe meio louca, pessoas no youtube polemizaram o que ela está fazendo no video, descubra o que é:

Obviamente que a lista não acaba aqui, em breve citarei mais artistas  indie aqui no universo, fiquem atentos. E se gostou de das cantoraslistadas comente ou sugira alguma, quanto mais melhor! E não esqueça que o universocult também está no spotify agora (Só buscar a palavra universocult na pesquisa ou clica na lista do spotfy aqui do blog na barra lateral), me siga lá também, quem sabe não trocamos “figurinhas”até a próxima : )

Autor

Tulio Cross
Tulio Cross

Formando em Museologia na UFMG. Se interessa pelas relações dos museus e cineclubes como espaços emblemáticos e patrimoniais. Ama filmes clássicos, jogos e música. Atualmente flerta com a Filosofia.


Like
Like Love Haha Wow Sad Angry